Planejamento👇:
Se não for bem planejado, o processo de implantação do Empsis pode levar muito mais tempo e causar dificuldade no bom uso do sistema. O ideal é evitar ao máximo o retrabalho e otimizar o tempo para que seja o mais rápido e eficaz possível. Mas o que muitos não sabem é que existem várias medidas que podem ser tomadas para evitar tais problemas. Assim, pode-se realizar uma implantação completa de acordo com os objetivos da empresa, levando a melhores resultados.
Existem várias estratégias que podem ajudar na implantação bem-sucedida de um software. Algumas dicas importantes incluem:
- 1) Mencionar os requisitos, liste todos os requisitos que o sistema deve atender, pois isso facilitará as customizações necessárias. É fundamental que os funcionários e a gerência participem da coleta de requisitos. Isso porque eles têm um profundo conhecimento dos processos que são tratados no dia a dia e das reais necessidades do departamento operacional, para que possam fornecer bons conselhos.
- 2) Selecionar a equipe adequada: Escolha uma equipe dedicada para liderar a implantação do software. Esta equipe deve incluir membros com habilidades técnicas e de liderança. Eles devem ser capazes de coordenar esforços entre diferentes departamentos da empresa e fornecedores externos, se necessário.
- 3) Comunicar claramente a todos: Certifique-se de que todos na organização estejam cientes da implantação do software, incluindo os objetivos, o cronograma e as expectativas. Explique como o software será usado e por que é importante para a empresa.
- 4) Personalizar o Sistema conforme suas Solicitações, cada segmento de mercado possui necessidades específicas, por isso é preciso ter cuidado na hora de customizar o ERP para não deixar passar nenhum requisito. Em uma implementação do Empsis, é possível escolher quais módulos do sistema serão usados, pois alguns deles podem não ser necessários dependendo do negócio. É importante escolher recursos que realmente funcionem, pois você só paga pelo que usar.
- 5) Treinamento de equipe, é importante que o colaborador saiba utilizar as funcionalidades do sistema que são úteis no dia a dia da empresa. Então organize sessões de treinamento para explicar melhor como o software funciona e que seja demonstrado como o sistema é usado em diferentes partes da empresa.
- 6) Acompanhar e avaliar: Monitore a implantação do software ERP, certifique-se de que está atendendo aos objetivos estabelecidos. Faça ajustes se necessário e esteja aberto a feedback dos usuários.
O que é um sistema ERP?
ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema de software que integra e gerencia todos os processos e recursos de uma empresa em um único sistema. É um sistema altamente integrado que permite que as empresas gerenciem seus recursos, como finanças, recursos humanos, produção, cadeia de suprimentos, compras, vendas e marketing, em uma plataforma centralizada.
O ERP permite que as empresas automatizem processos manuais e consolidem informações de diferentes departamentos em um único sistema, o que ajuda a melhorar a eficiência e a eficácia do negócio. O sistema é capaz de processar transações em tempo real, fornecer relatórios em tempo real e fornecer informações precisas e atualizadas sobre o desempenho financeiro e operacional da empresa.
Um sistema ERP geralmente é composto de módulos que são projetados para gerenciar funções específicas do negócio, como finanças, recursos humanos, logística, produção e gerenciamento de projetos. O sistema também pode ser personalizado para atender às necessidades específicas de uma empresa, incluindo integração com outros sistemas de software e soluções de terceiros.
Experimente o Sistema ERP Empsis☑
É um sistema que torna prático o processo de emissão de notas fiscais. Ele permite também o controle de estoque, financeiro, fluxo de caixa, vendas, locações de equipamentos, transportes, entre outros. Tudo isso em uma plataforma simples de usar.
A partir de R$39,90 mensais, você contrata o melhor emissor NFe e pode começar a emitir suas notas fiscais! Conheça os planos disponíveis para você, desde um simples emissor a um sistema ERP completo para sua empresa, clique aqui.