Algumas empresas chegam a fechar suas portas por conta de uma inadimplência, ou até mesmo um golpe severo. Você pode evitar essa situação para a sua empresa seguindo alguns passos simples. Uma porcentagem máxima de inadimplência no final do mês é de 10%, o ideal é ser abaixo de 5%, podendo variar para pouco menos ou para pouco mais. Veja os passos a seguir para atingir esse valor e evitar golpes:
Como fazer:
Primeiro passo é tomar algumas medidas no tocante aos dados do cliente:
- Conheça bem seus clientes, antes de conceder crédito a um cliente, é importante conhecer sua situação financeira. Verifique se ele tem um histórico de crédito ruim ou se já tem dívidas em aberto.
- Procure sobre o seu cliente nas redes sociais (por exemplo Instagram e Facebook) se o cliente existe mesmo e está presente. Caso não esteja ou tenha perfis estranhos, fique atento contra esse cliente;
- Peça para o seu cliente referências de compra, onde ele compra nos últimos meses;
- Ofereça condições para receber do seu cliente via cartão de crédito, principalmente pessoa física, isso evita golpes e inadimplência pois o cliente paga para o banco o valor gasto no crédito;
- Envie lembretes de pagamento para seus clientes antes do vencimento da fatura. Isso pode ajudar a evitar que eles se esqueçam de pagar a conta.
- Acompanhe regularmente o histórico de pagamento de seus clientes e entre em contato com eles imediatamente se houver um atraso no pagamento.
- Estabeleça um limite de crédito para TODOS os clientes, isso ajudará a limitar a quantidade de dinheiro que você estará em risco.
- Esteja ciente de táticas comuns de golpes: Esteja ciente de táticas comuns de golpes, como pedidos grandes de última hora, tentativas de overpayment, uso de cartões de crédito roubados ou falsificados, e outros sinais de alerta de comportamento fraudulento.
- No sistema Empsis, cadastre o seu cliente de forma completa:
- Tire foto do cliente;
- Obtenha análise de crédito de instituições, referências comerciais e bancárias;
- Faça uma lista de quem pode retirar produtos para a empresa, com autorização por escrito;
Segundo passo, na primeira compra do cliente, caso ela seja presencial e haja transporte do produto, você pode verificar a CNH do cliente (ou funcionário dele) em algum site validador de documentos, para verificar a veracidade do mesmo.
Se for a sua empresa que faz a entrega do produto, peça para seu motorista validar a veracidade da empresa, por exemplo se for uma obra, peça para o seu motorista perguntar para os vizinhos quanto tempo essa obra está em andamento. E se o seu cliente não questionar valor de frete, fique atento a esse cliente.
Não entregue produtos ou serviços antes do pagamento, especialmente para clientes novos ou desconhecidos. Se um cliente se recusar a pagar antes da entrega, pode ser um sinal de alerta de golpe.
E também evite ao máximo atrasos de entrega, isso demonstra responsabilidade e comprometimento.
Terceiro passo é procurar seguir essas dicas no relacionamento com o seu cliente:
- Seja presente presencialmente na empresa do seu cliente, faça visitas;
- Tenha os funcionários do seu cliente como amigos, isso ajudará a não ter ou reduzir a inadimplência. Pois caso você seja alguém que ninguém conhece, não sabem o quanto você é correto e bem-intencionado, será mais fácil de você ser o primeiro da lista a ficar sem receber um pagamento;
- Nas visitas, seja um representante da sua empresa de forma consultiva, identifique as necessidades do seu cliente e ofereça os seus produtos/serviços conforme eles precisam, ofereça formas de reduzir o tempo do seu cliente para ele atingir os seus objetivos. Isso mostra que você se preocupa com ele, e não está ali apenas para vender, o seu cliente entenderá que você é um parceiro e não somente um vendedor.
Último passo é pesquisar sobre o local da empresa do seu cliente, acesse o Google Maps para descobrir se existe mesmo o endereço e terreno no local (empresas que trocam com frequência de endereço, desconfie).
Ligue para estabelecimentos próximos ao endereço do seu cliente, e pergunte sobre a empresa nos arredores. Se for uma obra por exemplo pergunte se eles sabem da existência de uma obra próxima ao local.
Se o seu cliente for de um local distante, você pode ligar para concorrentes próximos para descobrir se eles possuem os produtos/serviços que o seu cliente quer, se eles tiverem desconfie do porque ele está comprando com você sendo que tem empresas próximas a ele.
OBSERVAÇÃO!
Obviamente que fatores de preço, qualidade de atendimento e qualidade dos produtos/serviços podem influenciar para que você obtenha clientes de qualquer lugar.