O que é necessário para começar ?🤔
- 💻Um computador
- 🅰️Programa visualizador de PDF como o Adobe Acrobat Reader
- 🗝️Certificado Digital
Como fazer:
Neste passo a passo utilizaremos o programa Adobe Acrobat Reader como exemplo. Conforme imagem acima, clique com o botão direito do mouse em cima do documento PDF que você quer assinar, clique na opção “Abrir com” e selecione o “Adobe Acrobat”, veja os passos a seguir:
Primeiro passo clique na aba Ferramentas:
Após clicar na aba Ferramentas, encontre a opção Certificados e depois clique no botão Abrir, conforme a imagem abaixo:
Segundo passo, clique na opção Assinar Digitalmente:
Localize aonde vai ser a assinatura no seu documento, clique com o botão esquerdo do seu mouse e arraste para preencher aonde vai ser a assinatura digital:
Depois selecione o seu certificado digital instalado no seu computador, e clique no botão Continuar:
Em seguida, clique no botão Assinar:
Último passo, após assinar, vai ser aberto uma janela para você escolher aonde vai salvar o novo documento PDF já assinado. Escolha o local onde quer salvar e clique no botão Salvar:
Feito isso, o novo documento vai ser salvo no local escolhido, e a assinatura com o certificado digital finalizada: