Veja nosso passo a passo escrito abaixo ou também assista o video:
O que é necessário para começar ?🤔
- 💻Um computador
- ☑Sistema Empsis
Como fazer:
Conforme imagem acima, no Sistema Empsis, a primeira coisa a se fazer é cadastrar a Conta Corrente Bancária, para isso você precisa ir na aba “Cadastros” e clicar no opção “Contas Correntes Bancárias”, veja os passos a seguir:
Primeiro passo, clique no botão Inserir e selecione o Banco:
Em seguida informe o número da Agência e o número da Conta:
Depois coloque o Nome da conta, selecione a Empresa a qual essa conta pertence e informe o Dígito da Agência:
OBSERVAÇÃO!
Informações como número da Agência, Conta e outros códigos, é o banco que fornece. É normal em outros bancos ser necessário preencher ou não preencher outras informações, como por exemplo o Conta Dígito e o Posto Beneficiário.
Agora basta clicar no botão Confirmar para finalizar o cadastro da Conta Corrente Bancária:
Segundo passo é cadastrar a Forma de Pagamento, para isso, acesse o menu “Cadastros” e clique na opção “Formas de Pagamento”:
Em seguida, clique na aba Cadastro:
Clique no botão Inserir, informe o nome dessa Forma de Pagamento e selecione a Empresa Faturamento:
Depois, selecione o Banco (é a conta que você cadastrou anteriormente), a Carteira e Variação:
Informe o número do Convênio (dependendo do banco pode ser Código de Cobrança, Cedente entre outros), número do Contrato e o Código de Transmissão se houver:
Em seguida coloque o Boleto Impresso na opção SIM, Formato Boleto selecione a opção SIMPLES e informe o número do CNAB:
Feito isso, na opção Á Vista selecione NÃO, Com Registro SIM, Pagamento por Convênio NÃO e Pagamento por Cartão NÃO:
OBSERVAÇÃO!
TODAS as informações como número CNAB, Carteira, Variação e os demais códigos, é o banco que fornece. É normal em outros bancos ser necessário preencher ou não preencher outras informações, como por exemplo o Código Transmissão, Variação entre outros.
Agora clique no botão Confirmar para finalizar o cadastro da Forma de Pagamento:
Terceiro passo é fazer uma duplicata manualmente, acesse a aba “Financeiro” e clique no botão “Contas a Receber” conforme imagem abaixo:
Clique na aba Duplicatas lá em cima do lado esquerdo:
Clique no botão azul Inserir:
Preencha as informações da Duplicata que você está lançando que são o Nº Documento, o Cliente (pode ser qualquer cliente, é apenas para testes), basta clicar duas vezes no campo do Cliente, encontra-lo na Consulta e escolhe-lo:
Em seguida preencha o Valor Duplicata, Vencimento, a sua Empresa, a Forma de Pagamento (a forma de pagamento precisa ser a que você cadastrou anteriormente) e clique no botão Confirmar:
Feito isso, duplicata está lançada.
Quarto passo é gerar um Boleto teste e uma Remessa teste da duplicata que você lançou, para isso, volte para aba Consulta do Contas a Receber e encontre a duplicata que você fez anteriormente:
Em seguida selecione a duplicata na coluna Sel., coloque a Forma de Pagamento que você cadastrou e selecione a Empresa Faturamento:
Agora clique no botão Imprimir Boletos:
Escolha o local onde quer Salvar o boleto e clique em OK:
Você pode Visualizar o boleto, enviar por Email e enviar pelo Whatsapp. Para dar continuidade basta apenas clicar no Cancelar, pois o seu boleto já foi salvo na pasta que você escolheu anteriormente:
Feito isso, boleto gerado com sucesso. Agora é necessário gerar a remessa teste, então clique no botão Remessa:
Agora clique no botão Gerar (o botão gerar muda de nome conforme o seu banco):
Escolha o local onde quer Salvar a remessa e clique em OK:
Feito isso, remessa gerada com sucesso.
Último passo é fazer o envio da remessa junto ao aplicativo web do banco (cada banco tem um formato diferente de envio de remessa, e esse processo quem faz é o cliente junto ao gerente do banco). E em seguida fazer o pagamento do boleto teste, para averiguar se o dinheiro cai na conta e fica tudo certo, esse processo é de suma importância.
OBSERVAÇÃO!
Envie o comprovante de pagamento e print do extrato para o pessoal da Empsis, e informe que o boleto está homologado.