Veja nosso passo a passo escrito abaixo ou também assista o vídeo:
O que é necessário para começar ?🤔
- 💻Um computador
- 💎Sistema Empsis
Como fazer:
Conforme imagem acima, no Sistema Empsis, acesse o menu “Financeiro” e clique na opção “Arquivo de Retorno”, veja os passos a seguir:
Primeiro passo, selecione a Forma de Pagamento (boleto do banco que é o arquivo de retorno) e a Empresa Faturamento:
Segundo passo, clique no botão Arquivo, encontre o seu arquivo de retorno e clique no botão Abrir:
Último passo é analisar as Quitações do lado esquerdo da tela, onde é listado as duplicatas que foram quitadas pela importação do arquivo de retorno, e ao lado direito as Outras Movimentações onde é apresentado o resultado da importação do arquivo:
Em Outras Movimentações, você pode se deparar com algumas mensagens do banco que podem ter vários significados como:
- Entrada confirmada/Confirmação entrada de título: o banco recebeu o boleto mas não significa que foi pago;
- Liquidação normal: é que entrou o valor, duplicata foi quitada;
- Baixa simples: é que passou o prazo do cliente pagar e o banco baixou o boleto;
- Entrada rejeitada/Comando recusado: é quando o banco rejeita o boleto por algum motivo, esse motivo aparece ao importar o arquivo de retorno, na tela de remessa do app banco ou no relatório de inconsistência gerado pelo app do banco;
- Liquidação por protesto/Liquidação em cartório: significa que o cliente pagou o o boleto quando foi para protesto;
- Tarifa de manutenção de titulos vencidos: é uma tarifa do banco que o banco cobra do emitente do boleto;
- NÃO ENCONTRADO, significa que o sistema não encontrou a duplicata que o arquivo de retorno está apresentando, isso pode ocorrer quando a duplicata foi excluída ou alterada.
Para saber mais sobre as mensagens de retorno do banco, clique aqui.
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